sábado, 26 de maio de 2012

GESTÃO PÚBLICA DE RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL

Para dialogar com a nossa realidade e demonstrar experiências concretas de Gestão Pública!
Estamos Viv@s!

  
Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O Restaurante Universitário, carinhosamente chamado de RU, foi inaugurado no ano de 1963, no prédio da Rua Mal. Floriano Peixoto, número 1184, onde atualmente funciona o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O RU Campus foi inaugurado 12 anos depois, em 1975. Em 2010, iniciaram as atividades do RU - Refeitório 2, servindo somente almoço, com o intuito de garantir a todos um mesmo tempo de almoço, com a diminuição das filas.
Os serviços do Restaurante eram terceirizados e a produção dos alimentos era feita em cada uma de suas sedes. Em fevereiro de 1984, o RU passou a ser administrado pela UFSM, vinculado e coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE. Com um sistema de compras e administração centralizadas, passou a funcionar como Órgão Suplementar Central da UFSM.
A partir de 1997 a produção passou a concentrar-se no RU Campus. Também neste período iniciou a implantação do sistema de informatização de acesso ao Restaurante - SRU, através de carteiras com códigos de barra. Esse sistema, pioneiro no país, passou a ser utilizado por outras instituições de ensino do Brasil.
No decorrer de 1998, foram implantadas melhorias no Restaurante Universitário, proporcionando melhores serviços e diminuindo custos. O RU adotou uma nova metodologia gerencial que inclui a informatização dos processos administrativos, a aquisição de câmaras frias, o controle de estoque, a reorganização do sistema de compras, a remodelação do espaço físico, a modificação do cardápio, a substituição dos antigos bandejões por pratos de porcelana, a introdução do "Projeto Resto Zero" e a reformulação do sistema de auto-serviço, tornando-o mais rápido, higiênico e econômico.
Considerado um dos maiores restaurantes do sul do país, o RU vem buscando, a cada dia, o aperfeiçoamento administrativo e a excelência nos serviços prestados, de forma a garantir qualidade e responsabilidade social.

Restaurante Universitário da Universidade Federal d Piauí (UFPI)

O RU tem a finalidade de fornecer refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo à comunidade universitária. O órgão atende em três unidades no campus de Teresina, uma unidade em Parnaíba, uma unidade em Picos e outra no campus Profª Cinobelina Elvas - em Bom Jesus. Em breve, será entregue mais um RU no campus de Floriano.
A unidade I do RU do campus Ministro Petrônio Portella foi reformada, tendo em vista possibilitar cardápios diferenciados em um tempo hábil. A modernização da cozinha viabiliza o aumento da produção de, em média, 3.600 refeições por dia para 5 mil refeições.
Em Teresina, há uma unidade de produção que distribui refeições para as outras unidades, fornecendo almoço de segunda a sábado e jantar de segunda a sexta-feira. O Restaurante Universitário da UFPI funciona como laboratório e campo de estágio para os alunos do curso de Nutrição da Instituição.


Restaurante Universitário da Universidade de Brasília (UNB)

O Restaurante Universitário - RU iniciou suas atividades no ano de 1975, para atender a Comunidade Universitária, sendo seu principal objetivo prestar atendimento em alimentação através da produção e distribuição de refeições balanceadas e de qualidade a baixo custo a fim de garantir a permanência e diplomação dos estudantes universitários.
Nosso cardápio é composto por salada, molho, arroz, feijão, guamição, fonte protéica (origem animal e vegetal), fruta da estação. No jantar é oferecido além dessas opções, sopa e pão.
O horário de atendimento para o desjejum é de 07 às 09 horas para cerca de 200 usuários, o  almoço é de 11 às 14 horas, onde em média são servidas 4000 refeições e no jantar serve-se em média 1000 refeições  de 17 às 19 horas, de segunda a sábado.



Nenhum comentário: